domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Santa Rosa de Lima fechou...

O Colégio Santa Rosa de Lima encerrou suas atividades, fechou suas portas após quase 50 anos de atuação na educação em Porto Alegre. Que pena! Era um pequeno grande colégio, grande nas propostas pedagógicas pretendidas e (muitas vezes) implantadas com sucesso, em sua forma de administração (era uma fundação de pais), grande - sobretudo - no clima que sempre houve lá dentro: de parceria  e amizade entre pais, alunos e professores; de profissionalismo e dedicação dos seus professores.
Trabalhei lá por cinco anos, no início dos anos 2000. A instituição já estava em crise financeira, já tinha poucos alunos (pelo menos para atender às despesas todas), mas foi uma grande experiência para mim como professora e, certamente, para todos que por lá passaram.
Quando eu dizia que trabalhava lá, sempre alguém dizia: "Que legal! É uma escola moderna, democrática, não?". Sim, era. Meus alunos eram filhos de intelectuais, de artistas, de pessoas engajadas politicamente, ou simplesmente de pessoas que acreditavam num modelo de educação leiga, moderna, democrática e  afinada com o andamento da sociedade. Muitas vezes reencontrei aqueles alunos, e sempre fiquei orgulhosa de vê-los, como gente "do bem",  inseridos no mundo, atuando  nele, então como médicos, biomédicos, biólogos, pedagogos, artistas, designers, escritores, advogados, administradores...Muitos deles, tenho certeza, se pudessem, matriculariam seus filhos naquele colégio porque foram felizes lá, porque saíram de lá  aparelhados para o mundo lá fora, e esse mundo os recebeu bem.
Tive também colegas brilhantes e, com eles, experiências maravilhosas em educação. Muitos desses colegas foram saindo aos poucos, geralmente mal compreendidos por direções não afinadas com a proposta que se tinha. Porque houve, sim, experiências desastrosas: diretores "nada a ver" com aquele ambiente, propostas que não vinham ao encontro do trabalho árduo (como, de resto, é o trabalho na educação) mas gratificante para todos, que se fazia lá.  Essas mudanças e esses experimentalismos foram, aos poucos, afastando as famílias que tinham seus filhos lá, afastando possíveis novos alunos e afastando, até, professores, que não conseguiam ver a luz no fim do caminho que estava sendo seguido.
Que pena tudo isso! Uma cidade como Porto Alegre não deveria perder uma escola como o Santa - nenhuma cidade deveria, mas digo Porto Alegre porque essa escola é muito significativa na história cultural e educacional desta cidade.
Aline, Carol, Diego, Ieve, Iana, Fabíola, Laura, Lucas e tantos outros alunos que eu tive lá: vocês passaram por uma grande escola. Simone, Fernando, Marcelo, Lívia, Claudinha, Bernadete, Sani e tantos outros (ex) colegas professores: nós passamos por uma grande escola!

Um comentário:

  1. Lamentavelmente, o episódio envolve o fechamento de uma escola que proporcionava qualidade de ensino. Porque há interesses: A baixa cultura implica em baixa renda, sabias?

    Isso permite a transferência internacional de recursos,

    Veja como e porque:
    http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2012/10/politicos-querem-acabar-com-autonomia.html

    ResponderExcluir